Bem-vindo ao Fórum "Ideias com Futuro". Reflicta, comente, participe.

Urbanismo | Cultura | Associativismo e Juventude | Económico e Social | Saúde

domingo, 9 de maio de 2010

Um Compromisso Cívico

Partilhar

A cidadania plena, o concurso dos cidadãos para a tomada de decisão pública, é um bem maior da Democracia e um factor de progresso de dimensões incalculáveis. Sendo inegável a sua importância para o equilíbrio da vida em comunidade, para a melhoria das condições de vida, para o próprio bem-estar individual.

Ora, o dinamismo associativo de Coimbra e até, poderá dizer-se, uma certa vocação para a cidadania, devem ser potenciados. Ao Partido Socialista cabe reconhecer as organizações da sociedade civil como parceiros privilegiados, para o aprofundamento democrático e para a afirmação das grandes causas sociais.

Fazê-lo, implicará, decerto, abdicar de uma relação pontuada, ora pela desconfiança, ora pela tentação dirigista. A Concelhia do PS deve exercer o seu mandato em relação com a sociedade civil, respeitando o espaço próprio das organizações.

1. UM COMPROMISSO CÍVICO

A afirmação de um projecto socialista para o desenvolvimento de Coimbra deve assegurar um amplo Compromisso Cívico, participado pelos cidadãos e pelas instituições, um desígnio colectivo para que todos concorram e em que todos se revejam.

Impõe-se o lançamento, em Coimbra, de um grande Fórum de Participação Cívica, no decurso dos próximos anos, que reúna o contributo de toda a Sociedade Civil, em Diálogo Aberto com o PS e possibilite a definição de prioridades comuns.

É um desafio imenso a que o PS não deve virar as costas, contribuindo para a credibilização da política e mesmo do sistema partidário, junto dos cidadãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários deverão ser identificados.
A sua publicação fica condicionada a critérios gerais de urbanidade.